Menu

25 julho 2012

Crepúsculo - Guia Oficial da Série, por Stephenie Meyer


Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série
Em 2005, Crepúsculo apresentou Bella Swan e Edward Cullen aos leitores - nascia um fenômeno mundial. Desde então, milhares de pessoas acompanharam a inebriante história de amor que se seguiu em Lua nova e em Eclipse e que chegou ao clímax em Amanhecer. Agora, pela primeira vez, Stephenie Meyer revela os segredos por trás da série e mostra as histórias e anotações que fizeram parte de seus exercícios de criação, que incluem perfis detalhados de personagens, informações genealógicas e extensas referências cruzadas. O livro traz ainda uma entrevista exclusiva, franca e bastante pessoal, cedida por Stephenie à amiga e também escritora Shannon Hale. Para os fãs, uma oportunidade única de conhecê-la bem mais de perto.

Repleto de belas imagens, Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série proporciona uma experiência completamente nova do universo de Crepúsculo, desde o momento em que Bella pôs novamente os pés na cidade de Forks até o fantástico e instigante desfecho da saga.

Desde que eu comprei o Guia Oficial da série Crepúsculo, estava louca pra mostrar ele aqui pra vocês. Apesar de eu ter pago uma pechincha por ele, percebi que foi um investimento incrível pra quem curte a saga, pois tem muita informação adicional e muita, mas muita coisa legal complementando.

Fiquei encantada com a riqueza de imagens, de como a Stephenie se dedicou a falar sobre os assuntos que eram dúvidas nas mentes dos leitores, de como ela se abriu a respeito da vida de escritora, sobre seus medos do livro não vingar...

O livro é dividido em várias partes e conta com aspectos diferenciados para abordar os temas. Há blocos que contam a árvore genealógica dos personagens e outros que trazem um ficha completa de cada um. As imagens e a fala esfuziante da autora consegue dar uma toque bem especial ao livro.


Como o próprio título já indica, o Guia traz todas aquelas minúcias, detalhes que não ficaram completamente claros durante a leitura dos quatro livros da série. Informações a respeito dos personagens, uma parte dedicada aos fãs, e especialmente, um bloco que gostei demais, a entrevista que a autora Shannon Hale fez com a Stephenie Meyer. Nesse bloco, a Steph conta tudo sobre o processo de criação, de qual é a sensação de ser uma escritora (e famosa!), de como os livros tem contribuído para o aumento de leitores em todo o mundo, e principalmente, de como o sucesso da saga modificou de maneira sem igual a sua vida.


Outra parte super importante é a descrição detalhada da genealogia da tribo Quileute e de como há a união com o clã Cullen. A informações sobre cada personagem da tribo indígena esclarece muito sobre o surgimento dos lobisomens e dos "frios", de como ocorre o processo de imprinting e qual a ligação entre os principais integrantes da matilha de Sam.

Os membros do clã Cullen também são cuidadosamente apresentados, sendo detalhados alguns de seus momentos mais significativos. Os outros clãs, que podemos encontrar principalmente no quarto livro - Amanhecer, também são apresentados com riqueza de detalhes.

O surgimento dos Volturi e de como funciona a lei entre os vampiros também são partes explicadas no guia. O que é bem legal, porque dá pra entender muito mais coisas que tinham ficado obscuras na leitura dos livros.


Outro bloco muito interessante do guia é a parte dedicada aos fãs, onde a Steph buscou selecionar algumas fanarts (desenhos feitos por fãs) dos principais personagens. Logo dá pra gente perceber o quão a saga é especial para algumas pessoas, e o quanto elas se inspiram nos personagens. Alguns dos principais momentos são retratados de modo muito peculiar, dando várias faces - engraçadas e dramáticas - aos personagens e fazendo a gente sonhar junto com eles.

Ah, outra coisa bem legal, é que a Steph selecionou as músicas que serviram de inspiração para a sua escrita, então a gente vai poder se encantar com as playlists de cada livro, inclusive de A Breve Segunda Vida de Bree Turner. Se preparem para muito rock, indie, e claro, todas as referências apaixonadas que ela faz ao Muse, a banda que inspirou passagens tão importantes nos livros.


O bacana deste guia é que você não precisa lê-lo em ordem sequencial, justamente porque ele é totalmente dividido em blocos independentes. Dá muito bem para ler uma parte lá no meio, depois pular para o final e assim por diante. Desse jeito, você consegue aproveitar bem mais a leitura, lendo principalmente aquilo que está mais curioso para saber. E se quiser acompanhar as dicas da autora, pode simplesmente colocar as playlists indicadas por ela pra servir de trilha sonora para sua leitura. Bem legal, né?

Enfim, galera, o guia é um ótimo livro, me ensinou muito mais coisas sobre a série que eu amo, e tenho certeza que vocês vão se amarrar também. Ah, e se preparem para brilhar os olhinhos com as imagens lindíssimas que recheia o livro.

Bjoks procês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...