Menu

02 agosto 2012

Bagunçando na Cozinha: Palha Italiana

Como a baguceira aqui decidiu entrar numa dieta braba esses último dias... Qual é, a pessoa tem que afinar a silhueta, né? Pelamor!!! Percebi que precisava fazer um certo apanhado no que estava comendo e dar um basta em coisinhas muito cheias de carboidratos. Assim, fiquei meio viciada em ver receitas. Na verdade, vez ou outra eu gosto de perambular pela net e encontrar alguma coisinha fácil, rápida e bem interessante de fazer, porque cá entre nós, eu sou um desastre completo na cozinha. Só cozinho para sobreviver, é claro, mas nunca, jamais me peça para fazer almoços, jantares e afins para várias pessoas que eu vou sair fugida do convite!

Mas quando se trata de brincar com coisinhas simples na cozinha, principalmente sobremesas (Oh, God... E lá se vai a dieta pras cucuias!) eu adoro uma novidade. E esses dias achei uma tão fácil, tão ryca e tãooo linda que vim aqui dividir com vocês. Se chama Palha Italiana (alguém já provou?) e leva pouquíssimos ingredientes. E olha como fica absurdamente linda...


Então, vocês devem estar aí pensando: Como faz com uma pessoa que diz estar de dieta e posta uma receita de doce?? Bem... Não faz nada, deixa eu ser feliz com meus altos e baixos da balança, ok? E eu nem testei a bonita da receita ainda, povo, sem estresse, please...

Enfim, vamos ao passo a passo.

 
Você vai precisar de:
  • 3 latas de leite condensado;
  • 2 pacotes de biscoito maisena;
  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó (ou achocolatado);
  • 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina, tanto faz, mas aquelas diet, light não funcionam muito bem não, tá?);
  • Açúcar refinado;
  • Opcional:
  • Flores de lavanda cristalizadas ou qualquer outra essência que faça o mesmo efeito.
 

O primeiro passo é colocar o leite condensado em uma panela e levar ao fogo baixo. Em seguida, vá adicionando o chocolate aos poucos enquanto mexe para dar início ao brigadeiro. Detalhe: por favor, use uma panela anti-aderente, ou se não vai acontecer o que acontece com a bagunceira aqui quando ela se mete a fazer brigadeiro de panela, o resultado é uma crosta doida em vez do brigadeiro cremoso e suave.


Depois é a hora de colocar a manteiga e continuar mexendo. O fogo baixo ajuda a ir fervendo aos poucos o leite condensado e misturando bem com o chocolate. Tem gente que acha que o fogo alto acelera o procedimento, mas no fim, o resultado é catastrófico. Vá mexendo, mexendo, mexendo, até doer o pulso, hehehe... O tempo dura mais ou menos uns 15 minutos, dependendo do fogão da sua casa, claro. Observe o ponto em que o brigadeiro começa a criar uma liga, mas ainda continua cremoso. Aí, desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutinhos, até criar aquela consistência bonita de brigadeiro.


Em seguida, você irá adicionar os biscoitos. Eles devem estar todos bem quebradinhos. Faça isso com a mão mesmo, porque conseguirá um trabalho rápido e eficaz. Despeje-os dentro do brigadeiro aos poucos, enquanto mexe a massa. O ideal é colocar um pouco do brigadeiro e logo, um pouco do biscoito, assim você pode ir mexendo tudo por etapas e fazendo a mistura ficar mais unida.



 Se optar por colocar as flores cristalizadas, esse é o momento. Também pode ser utilizado uma essência que dê o mesmo efeito. Misture tudo bem direitinho.


Por fim, é hora de arrumar essa bagunça, rsrs... Coloque toda a mistura em um refratário que não grude, ou se não a coisa não vai prestar. Na foto, foi utilizada uma bandeja de silicone, mas pode ser facilmente trocado por uma travessa de vidro comum. Só lembre de untar com manteiga, justamente para evitar que grude. Espalhe bem e quando estiver tudo bonitinho e arrumadinho, leve a geladeira e deixe lá por umas 2 horinhas.


Nesse tempo, o doce irá apurar e o brigadeiro vai se misturar perfeitamente com o biscoito, criando aquele gostinho muito do apetitoso. Assim, é só tirar da geladeira, e cortar tudo em cubinhos, de preferência. Vai ficar parecendo aquelas cocadinhas de amendoim, doce e crocante. Logo, jogue os cubinhos numa vasilha com açúcar refinado e sacuda, sacuda bem até que eles estejam bem cobertos.

E o resultado é essa coisinha linda aí embaixo:


Fácil, né não? Até uma anta da cozinha como eu consegue fazer. Vou testar para o Dia dos Pais, rsrs... Só não sei porque o nome Palha Italiana, mas enfim... Quem liga pra o nome numa hora dessas? O importante mesmo é que fique saboroso!

Alguém aí se habilita a fazer?

Prometo que na próxima eu trago uma receita mais light. Essa vida de gordices me mata...


 Fonte: Receitas IG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...