Menu

14 setembro 2012

COOMPREENHAS: Gabriela - Cravo & Canela


Voltando a enfiar o pé na jaca no quesito livros, moçoila aqui aderiu a febre Gabriela - Cravo e Canela e 'se prepare que vou lhe usar' e adquiriu uma das edições da obra do Jorge Amado.


Comprei o buniiito há algumas semanas e tô na metade da leitura já. Garanto que vale super a pena, principalmente pra quem anda acompanhando a minissérie. O texto do Jorge é muito bem escrito, claro, e ele faz tantas referências à cultura nordestina - principalmente a baiana - e envolve cada um dos personagens com tanto cuidado na trama, que é impossível você não ficar ansioso pelo próximo capítulo. Sem falar que o livro traz muitos mais detalhes e histórias do que a série, falando do surgimento dos personagens, como por exemplo, como Nacib chegou a Ilhéus e porque Tonico Bastos é um cabra tão safado.

A vida da personagem título também é contada de uma forma belíssima, mostrando a situação dos retirantes da seca no Nordeste e a extrema miséria em que vivem. Ah, e no livro Gabriela parece ser mesmo muito mais acabada do que a versão limpinha da dona Juliana Paes. Porém, é uma 'acabada' cheia das exuberâncias...

E meu personagem fofis Mundinho Falcão também é retratado com brilhantismo, explicando seu interesse por política e seu passado de sofrer por amor.

O livro, no entanto, segue um linha um pouco diferente do seriado, já que toda a coisa do assassinato da Sinhazinha é bem no início da história, e praticamente o fato que rege o livro inteiro. Mas vale à pena ver as semnoçãozisses do povo muvucado de Ilhéus...


E pra você que tem interesse em ler o bonito, além de ter essa capa linda, essa edição tem um precinho bem acessível. Paguei R$ 19,80 pelo meu na Saraiva. Garanto que é uma ótima dica pra quem tá a fim de ler um pouco de literatura nacional.

>> Mal aí... Sei que as fotos saíram embaçadas demáaas dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...