Menu

12 setembro 2012

EU VI - Maratona Christian Bale #01: Flores do Oriente

Como eu prometi no post do Ô lá em Casa com o digníssimo Mr. Christian Bale, tô começando hoje uma maratona só com filmes do meu magic boy preferido. Fiz a seleçãozinha básica dos principais trabalhos desse cidadão exuberante (aiai...) e vou postar as minhas humildes opiniões aqui procês que curtem o Bagunças.

E pra começar com o pé direito, escolhi um filme recente dele chamado Flores do Oriente (ou Flores da Guerra em algumas traduções), onde o ator bonitão vive o caos da guerra na China e tem de proteger mulheres e meninas em um convento. O filme é bem chocante e tem cenas absurdamente intensas, ou seja, se você curte essa pegada mais dramática, provavelmente vai amar.


 
Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Uma vez lá, ele se depara com jovens estudantes de um convento e prostitutas de um bordel próximo do local. Inicialmente, Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado com o conflito existente, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos tão diferentes. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do brutal exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.




Trailer:




John  Miller (Christian Bale) é um coveiro que acaba chegando a cidade de Nanquim em meio ao caos absoluto da guerra. Ele foi contratado para enterrar o padre de um covento local, único lugar onde os soldados ainda não invadiram. John é um sujeito mesquinho e egoísta e está mais preocupado em beber o vinho da igreja do que fazer qualquer outra coisa para ajudar as crianças que ainda permanecem no lugar. Crianças essas que são as únicas sobreviventes do convento.

John, no entanto, conta com a pressão desesperada de George, um garoto que tem por resonsabilidade cuidar das estudantes e garantir a segurança delas. Mas a suposta paz só dura até o momento em que um grupo de prostitutas decide invadir o convento em busca de abrigo.


As beldades são mulheres que prezam a vaidade e a alegria e lideradas pela sedutora Yu Mo, conseguem conquistar a confiança de John para permanecer no convento, escondidas em um porão. Mas a convivência com as estudantes não vai ser assim tão fácil, e uma disputa inconsequente entre elas coloca tudo a perder.


As coisas só pioram mais, quando a guerra que parecia ocorrer só além dos muros do convento, decide entrar sem ser convidada. Os soldados japoneses são impiedosos e ameaçam cruelmente a segurança das jovens estudantes. É aí que John percebe que deve tomar uma atitude mais firme em relação a tudo que está ocorrendo, e assim, acaba assumindo o papel de padre.


O que John não esperava era a presença do líder japonês e a sua exigência em ver a apresentação do coral das jovens meninas. E logo em seguida, a exigência brusca de que as garotas sejam levadas para uma comemoração na base japonesa. Somente aí John entende o perigo que elas realmente correm, e que a única solução para mantê-las a salvo e retirá-las o quanto antes de Nanquim. É nesse momento que as prostitutas intrusas serão muito mais importantes do que aparentam ser.


Flores do Oriente é um filme realmente dramático, onde a dor e a violência da guerra surgem de maneira absurda e arrebatadora na tela. Apesar de ter belas imagens e um diálogo poético, misturando o inglês e o mandarim de forma única, aborda uma temática tão brutal, que às vezes, se torna angustiante assistir o filme. E claro, o trabalho do Christian é sempre magnífico, ele se entrega ao papel de forma esplendorosa, construindo um personagem tão sincero e autêntico que você consegue enxergar a dor pelo qual o John Miller vem passando.

E como primeira etapa desta maratona, é um filme totalmente recomendado. Garanto muitas lágrimas!

Outros pôsters:



 

Um comentário:

  1. Boa noite, td bem? passando para divulgar a nova grife em t-shirt feminina "Bibi Vasconcelos"

    Acesse e conheça mais: http://bibivasconcelos.com.br/t-shirt/

    Participe do Programa de afiliados e ganhe comissão sobre a venda das t-shirt.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...