Menu

04 abril 2013

COMPREENHAS: Elite da Tropa Vol. 1 e 2

Comprei os livros do Tropa já tem uns dois meses e acabei esquecendo de mostrar aqui pra vocês. Eu andava bem afoita numa vibe literatura policial e catei os dois no Estante Virtual por precinhos camaradíssimos.

Já até li o Tropa 1 e tem resenha preparadíssima para os próximos dias. 


Pra quem se identifica com a temática, os livros são um balde de informações e deixa você discutindo horas consigo mesmo - e com quem mais quiser - a respeito do caos do sistema de segurança no nosso país. Além de tudo, também são uma leitura fácil, agradável e viciante, embora tenham cenas que realmente são complexas de engolir ou assimilar.

Em todo caso, não sei se podem ser classificados como literatura de ficção ou mesmo biografias. Funcionam como um documentário, relatando episódios, fatos interessantes. E a intensidade dos acontecimentos leva o leitor numa maratona de emoções conflituosas, chegando ao extremo de você não conseguir se posicionar sobre um dos lados. Os autores conseguiram demonstrar com clareza e eficácia alguns dos tormentos de ser policial, de ser membro do Bope e principalmente, a vida repleta de problemas que isso pode gerar. É como um túnel sem saída, onde só se vê a escuridão o tempo inteiro.

Com o sucesso sem tamanhos dos filmes, se torna mais fácil acompanhar a didática dos livros e o que eles buscam passar para o leitor. Não são apenas histórias, não é somente para entreter; há algo que faz você raciocinar, se chocar, se revoltar... E mesmo que seja considerada uma leitura de massa, para agradar de alguma forma os olhos da grande população, promovendo os policiais como heróis, vale a pena pelo enredo rico e inteligente.


No mais, os livros são mesmo muito bacanas, estimulam questionamentos relevantes e faz a gente dar uma sacudida nas nossas ideias a respeito de como funcionam os sistemas aqui no Brasil, e não somente no quesito segurança pública.

Tô lendo o Tropa 2 e prometo resenha para logo, logo.

Livrinhos recomendadíssimos!

Bjoks, povo 

Um comentário:

  1. Os filmes são bons demais e talvez se eu tivesse visto os livros antes me apaixonaria!
    Bjs!

    www.vidacomplicada.com
    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...