Menu

23 abril 2013

É Dia do Livro mesmo!


Todo mundo (e editoras e páginas literárias e mais um montão de gente) vive arranjando motivo pra todo dia ser Dia do Livro e fazer você se jogar afoita na compra daquele lançamento literário bombástico, né?

Mas o caso é que hoje é mesmo o Dia Internacional do Livro. Essa data surgiu na Espanha e começou a ser celebrada desde o dia 7 de Outubro de 1926 em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, famoso escritor espanhol que trouxe para o mundo a incrível obra Dom Quixote. Primeiro, a data indicava a Festa do Livro Espanhol, mas em 1930 foi alterada para o dia 23 de abril, dia que marca o falecimento de Cervantes.

Anos depois, a Unesco instituiu o dia 23 como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, já que nessa data também morreram outros célebres autores como Josep Pla e William Shakespeare


E desde então, milhares de pessoas ao redor do mundo gostam de comemorar o Dia do Livro fazendo algo muito peculiar: comprando livros!

Não posso dizer que sou uma dessas, até porque já compro livro sem ter data determinada. Basta ter preço camarada, desconto feliz, promoção absurda. E ler é algo que me faz bem (muito bem, na verdade), porque além de me ajudar na escrita, na interpretação e me guiar a ter uma noção de mundo diferenciada e crítica, também é um passatempo perfeito. Porque tem coisa mais chata do que espera em consultório médico? Duas horas lá sentada naquelas poltronas desconfortáveis tendo que assistir aquele programa chato que passa na TV do lugar e que nem dá pra ouvir o que o povo diz direito? Não, não tem, por isso, livrinhos nossos de cada dia me salvam bastante nesses momentos de ócio.


E se você ainda não é um leitor afoito e apaixonado como eu, sugiro que ponha em prova a sua capacidade. Comece a ler, meu filho!

Todo amor começa de algum lugar, afinal. E os livros são amores eternos e profundos, garanto.


"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Antônio Vieira


E por falar em livro, qual a indicação de vocês pra hoje?
Minha listinha de livros que tô lendo tá ali do lado pra quem quiser conferir.

E Feliz Dia Internacional do Livro pra vocês tudim .


Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...