Menu

28 maio 2013

EU VI - Maratona Adaptações dos Clássicos #2: Bonequinha de Luxo

E vamos lá continuando com a Maratona de 5 filminhos adaptados dos livros clássicos que eu sei que todo mundo tá amando! 

E pra continuar com chave de ouro banhado a diamantes Tiffany's, claro, trago aqui nada mais nada menos que Bonequinha de Luxo, filme baseado na obra do ilustríssimo escritor norte-americano Truman Capote. A novela foi escrita em 1958 e conta as aventuras da desbocada Holly Golightly, que no cinema foi interpretada pela sempre diva Audrey Hepburn.




Filme de 1961, dirigido por Blake Edwards.
Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.








Trailer:



Holly é uma prostitua de luxo que vive mais com a cabeça nas nuvens do que com os pés plantados no chão. Todas as manhãs ao voltar das noites de agito, ela toma café de frente a famosa joalheria Tiffany's em Nova York e sonha com o impossível.

A moça está sempre metida em problemas com homens ou dinheiro e tenta fazer de sua vida um conto de fadas, mas sem ilusões muito grandiosas. Aliás, Holly não acredita no amor ou em qualquer sentimento de afeição. Ela é prática e vive sua liberdade com entusiasmo.




Acostumada a ter todos os homens aos seus pés, e a fazer beicinho para conquistar o que quer, Holly se vê completamente perdida quando conhece o escritor falido Paul Varjak, interpretado pelo incrível George Peppard. O homem, à princípio, se diverte com a vida de altos e baixos e festas glamourosas de Holly, mas ele tem regras estabelecidas e alguns segredinhos que o tornam mais fascinante.




O filme é uma obra prima e ver a Audrey em ação é um encanto para os olhos. A beleza, sutileza e primor que a atriz nos passa em cena é algo fenomenal. E a história divertida e conturbada dos personagens só fica mais instigante realmente por conta dela.



Holly e Paul precisam se adaptar um ao outro, a se conhecerem melhor e entenderem suas reais necessidades nessa vida caótica. Não somente o luxo e as festas são suficientes e Holly está dividida entre se apaixonar por um sujeito pobretão, sustentado por uma amante, e continuar com senhores ricos que que colocarão o mundo a seus pés.

No entanto, é válido observar que a personagem é um poço completo de contradições, e sua beleza não disfarça de todo a sua insegurança e imaturidade. E quando uma personagem assim vira modelo a ser seguido por tantas pessoas até os dias de hoje, é interessante se perguntar por quê.



Além da beleza encantadora do filme, ainda podemos aproveitar a trilha sonora que foi digna de Oscar. A canção Moon River rege praticamente toda a obra e provoca uma perfeita sensação de nostalgia, mostrando uma Nova York poética e não apenas glamourosa e movimentada.



Bonequinha de Luxo é hoje considerado um marco na história do cinema, e talvez por isso, tenha ofuscado um pouco o sucesso do livro do Capote. Audrey Hepburn se tornou ícone no quesito moda e comportamento e até hoje seu estilo conservado e sofisticado é respeitado e idolatrado por muitas mulheres e estilistas famosos.

Já o ator George Peppard não teve mais filmes tão renomados em seu currículo, mas no entanto, tornou-se conhecido também por dar vida ao Coronel Hannibal Smith na série de TV Esquadrão Classe A. George faleceu em 1994.


Enfim, o filme é um clássico memorável e quem ainda não teve oportunidade de assisti-lo, sugiro que o veja logo, pois é mesmo um encanto para os olhos. E o livro também se encontra disponível nas melhores livrarias do país, não custa nada dar uma conferida.

Volto depois como mais Adaptações dos Clássicos...


Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...