Menu

26 junho 2013

Protestei, e agora?


Na última quinta-feira, dia 20, teve manifestação aqui na minha cidade. Foi tudo lindo, o povo saiu em massa e quase tudo parou para aquela imensidão de gente passar cobrando um Brasil mais justo. Embora tenha sido um protesto pacífico, algumas pessoas estavam dispostas a partir pra porrada caso fosse necessário. Mas não foi. Os comentários dizem que a pacificidade foi tão grande que abriu porta para a passividade. Porque bem... A cidade quase decretou um feriado pra o evento acontecer. Não houve incômodo, não houve transtorno, e alguns membros da corja sebosa da política até foram prestigiar! Sim, esse é o país em que vivemos.

Mas talvez não seja mais relevante discutir sobre isso agora. Em meio a derrubada de PEC, a dúvidas sobre plebiscitos ou referendos, a discussões sobre essa incrível e almejada reforma política, o que deixa uma marca maior, mais sólida e mais permanente é a força do povo. Pois quando o povo tem interesse, quando ele realmente se compromete a conseguir algo, ele consegue. E daí eu penso, relembrando aqueles belos momentos da grande massa cantando o Hino Nacional a plenos pulmões, solicitando as mais importantes mudanças e demonstrando os mais absurdos descontentamentos em seus cartazes, que quanto mais nos unirmos em prol de melhorar nosso país, mais teremos bons resultados.

Todos viram, o Congresso tremeu diante da porrada de protestos que pedem o pescoço dele. E assim, comprovamos a nossa força. Não quero soar uma nacionalista, patriota, ou qualquer dessas coisas, mas é tão bacana ver como uma nação pode definir os seus rumos com a dedicação de seu povo... Temos que consertar muita coisa ainda? Sim, uma enormidade de coisas. Mas creio que o debate já foi implantado, as pessoas passaram a prestar mais atenção, se interessam em saber mais sobre como o sistema político funciona.

A questão agora é: será que todo esse movimento aguenta até outubro de 2014? Porque como anda se espalhando pelo nosso amado Facebook, não adianta protestar como um leão e depois votar como um jumento, né? Se o Gigante Acordou, vamos fazer o favor de não deixá-lo dormir nem tão cedo.


#SimEuProtesto
#MudaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...