Menu

08 junho 2015

Na Onda dos Livrinhos de Colorir

Nunca vi uma coisa fazer tanto sucesso como esses tais livros de colorir para adultos. Não sei se é porque o mercado precisava de algo diferente para atrair a atenção do consumidor, não sei se porque o público feminino (que é a maior parte dos consumidores desse produto) estavam em busca de algo a mais para desestressar ou expor seus talentos artísticos, ou se simplesmente, foi algo que foi "jogado" para a sociedade no intuito de criar uma nova febre. O marketing foi eficaz e eis que cinco a cada dez pessoas anda viciada nesses jardins repletos de flores e folhas e qualquer dessas figuras abstratas.


Como sempre gostei de coisas relacionadas a papel em geral, achei a modinha bem interessante, mas ainda assim, fiquei com pé atrás. Principalmente quando você vê o valor dos tais livros.

Tudo bem que o mercado editorial no Brasil é um problema desesperador no que diz respeito a impostos e tudo o mais, só que... Eu não concebo um livro de colorir por quase 40 reais. Isso é irreal pra mim. Não é que eu não dê valor a expressão artística, ou a arte como um todo, só simplesmente não consigo administrar isso. Enfim...

O fato é que mesmo incomodada com esse quesito, dei uma olhada na internet e achei muitas coisas legais relacionadas a colorir. Primeiro, desmistifiquei essa história de que os livrinhos se resumem a jardins intensos e sem fim. Não me entendam mal, acho até alguns desenhos bonitos, mas suponho que depois de algum tempo, aquele monte de folhagem interminável canse. Por isso, fiquei alegremente surpresa quando encontrei diferentes tipos de livros. 


A Amazon é um dos paraísos pra quem curte essa sensação. Tem os mais variados temas, desde a área fashion, figurinos e sapatos, como os desenhos mais abstratos possíveis. E os preços são mesmo bem bacaninhas (até que você lembra do preço do dólar...), tendo livros desde $2,99. Achei tão legal que ainda separei alguns pra pôr no carrinho de compras.

Mas foi então que decidi fazer outro tour pela internet e tentar entender a qualidade desses livrinhos. O que apareceu em seguida foi uma coleção de sites com páginas e mais páginas de desenhos para colorir. Isso foi tipo... MUITO LEGAL!!! O bom disso, é que se você anda na dúvida se vai ou não desperdiçar dinheiro comprando um desses livros, pode fazer um teste simplesmente imprimindo um desses desenhos.

O Pinterest tem uma coleção interminável. Basta só colocar lá "coloring for adults" e dezenas de páginas irão aparecer. Garanto que tem desenhos incríveis. Um que já é bem conhecido por pôr artistas no auge é o DeviantArt, que tem muitos, muitos desenhos de diferentes tipos e traços.

Outro site bacana é o Doodle Art Alley que tem desenhos separados por temas, desde bichinhos, letras do alfabeto e citações famosas. Fiz download de vários para começar minha coleção.

O que eu curti mais nesses sites, e olha que são só alguns exemplos, é que você pode separar os desenhos que mais gosta e montar um álbum particular. Basta apenas imprimir em uma folha A4 normal e pronto. Além do mais, não tem que ficar na paranoia de ter que comprar trocentos lápis de pintar pra todas aquelas variações de cores e sombras, porque pode ir montando aos poucos, de acordo com a necessidade.

E se você tá na onda dessa modinha também, separei aqui alguns desenhos legais pra você começar. É só clicar na figura para ampliá-la. (Nenhum deles é de minha autoria, estão todos disponíveis na internet).







Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...