Menu

19 outubro 2015

8 Segundos, por Camila Moreira

Entonces, prometi que viria falar desse bonito e aqui estou eu - aleluia, amém, até que enfim! Ocorre que a greve das Universidades Federais acabou e eu tô mais do que atolada de coisa na vida pra dar conta, além de planejar aula que é uma coisa muito exaustiva de fazer. E tempo pro Baguncinhas, cadê? Vergonha.

Maaaas... Direto ao assunto, né?

O que fazer, quando dois mundos totalmente diferentes se chocam em uma realidade não esperada?Pietra sempre teve tudo o que desejava, mas após ser obrigada a passar trinta dias isolada em uma das fazendas da família, ela vai descobrir que nem tudo está ao alcance de suas mãos. Um peão de olhos azuis está tirando o sono da princesa da cidade. Lucas Ranger é um homem ligado às coisas mais simples da vida. Suas maiores paixões são o rodeio, o campo e os animais. Lucas não se deixa levar pelos lindos olhos verdes de Pietra, ele sabe que ela significa problema. Mas será que o cowboy indomável, irá se deixar laçar por uma menina de cristal? Oito segundos... uma história de amor e paixão superando as diferenças.

Comprei o livro da Camila Moreira há pouco tempo e é o primeiro dela que leio. Não conhecia a moça e nem sabia de todo o auê que ela andava causando no segmento literário nacional. A princípio, achei que fosse somente mais uma querendo ganhar fama às custas do Grey, mas até que a moça escreve bem, viu? E 8 Segundos me chamou bastante a atenção por essa capa fofa e a sinopse que parece um romance de rodeio.

A história se passa no interior do país e tem um casal bem casca grossa como protagonista. Pietra e Lucas mal se conhecem e logo de cara se detestam. Clichê? Ah, sim, mas... É sempre fofo, vai. Ela é a patricinha metida e esnobe que vem da cidade grande e está sendo forçada a passar uma temporada na fazenda para que o pai perceba que ela ainda tem algum futuro e se disponha a comprar-lhe um apartamento em Paris.

Lucas é o oposto completo. Veterinário da Fazenda Girassol, campeão de rodeio e bonito de fazer raiva, ele está mais preocupado em curtir a vida de forma simples e sem compromisso. Até o dia em que esses dois se esbarram e a confusão começa.


A Camila tem ideias bem legais pro livro. Ela conta a história do começo ao fim em ricos e exaustivos detalhes - algo até que ela poderia eliminar, facilitaria muito. Mas a história é bem construída, com muitas cenas engraçadas e uma explosão contínua do casal. A gente começa a criar empatia por eles devido a quantidade de situações hilárias em que eles são expostos, e ainda consegue se apegar às ceninhas picantes. Sim, o livro é bem hot. Tipo, muuuuuuuito hot. O que não dava a entender pela capa fofa, vale salientar. 


O relacionamento de Lucas e Cristal - como ele a apelida depois - é cheio de altos e baixos. Eles se detestam, se gostam, não se largam, não se suportam. Às vezes, eu os achei um tanto chatinhos com tanta amolação. 

Ponto 1: perdoe-me quem leu e não concorda, mas tenho uma certa cisma com a Pietra, ela é meio que atirada demais, efusiva demais, tudo demais. Tenho certa inquietação com mocinhas assim. O Lucas, por outro lado, me deu certa impaciência. Eu o via muito em cima do muro e sem saber ao certo o que estava se passando com ele. 

Ponto 2: o casal é divertido, algumas vezes fofo, mas não consegui interagir muito bem com eles... É que eles pareciam ter mais química sexual do que propriamente uma relação mais forte, um sentimento mais profundo.


8 Segundos é um livro pra entreter, então nada de esperar demais, ok? Não é aquele balde de poesia literária que faz a gente ficar sonhando acordada ou tendo que ir vez ou outra catar o dicionário para descobrir uma palavra nova. Ele é um festival de clichês que provavelmente a autora poderia ter trabalhado melhor. Relendo meu histórico de leitura no Skoob, vi que fiz muitas críticas bem ácidas, mas aqui vou amenizar um pouquinho. A Camila escreve bem, é cuidadosa, atenciosa, e o fato de ser uma leitura nacional faz com que a gente não perca nada da tradução, ou seja, as piadinhas e expressões estão lá do jeitinho que a gente conhece. Outro aspecto é que o livro também é bem boca suja. Não tem meio termo. Na cena fofa, tem muita fofura sim, mas na cena hot, segura peão, porque a coisa desce a um nível quase pornográfico.

Pra ser sincera, esse foi um dos pontos que mais me incomodou, além da escrita exaustiva da Camila. O Lucas e a Pietra são o tipo de casal que precisam passar por um processo de transformação gradual para se entenderem apaixonados, principalmente a Pietra que tem toda uma carga familiar cheia de tragédias. No livro, a coisa é meio que do dia pra noite. Hoje é puro sexo, amanhã é amor eterno. Algo assim não funciona muito bem pra mim. A autora meio que insere uma dramalhão do meio pro fim da história, provavelmente na tentativa de fazer a coisa ficar mais coerente, mas acontece que faz é embolar tudo. Os personagens perdem um pouco de sua essência e vagam meio que num limbo da falta de personalidade. Eu esperava uma construção mais harmônica deles. E também menos entusiasmo nas cenas hot. Uma coisa mais realista daria muito mais certo.


Mas pra não ser malvada e só falar mal, tenho que deixar claro que 8 Segundos também tem muita coisa divertida. A começar pela trilha sonora. Sim, o livro é recheado de referências à músicas sertanejas e country, tem todo um contexto em relação ao mundo do rodeio e toda aquela coisa simples e nostálgica da vida no interior. Acho que isso é algo que deixa o livro mais divertido. E apesar de tudo, Lucas e Pietra rendem muitas risadas.

Por fim, acho muito válido o incentivo que está sendo dado aos autores nacionais, e de uma forma ou de outra, é sempre bacana apreciar os textos publicados por aqui. É importante pra estimular a literatura nacional e descobrir novos talentos. O segmento romântico/erótico tem bombado há algum tempo, mas também tem muita gente criando histórias interessantíssimas em outras áreas. A Camila inclusive, foi até citada por jornais estrangeiros, como autora popular no país. Sendo assim, se você anda cheio de preconceitos sobre ler autores nacionais, saia desse pedestal de superioridade e encare a vida, porque tem muita gente boa. E depois, volte aqui pra dar alguns depoimentos das suas leituras!

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...